Saturday, October 19, 2013

Redao do Esporte: Clinch > A trilogia dos sonhos




Muitos podem estar se perguntando por que Júnior Cigano e Cain Velasquez lutam toda hora. A resposta é simples. Apenas o Cain pode vencer o Cigano e apenas o Cigano pode vencer o Cain. Os dois são claramente soberanos nos pesos-pesados do UFC. Nada mais justo do que se enfrentarem pela terceira vez para ver quem é de fato o melhor peso-pesado do mundo do MMA.

A luta deste sábado é digna de eu deixar todos os meus afazeres para assistir. Mas a pergunta que faço é: qual será o Júnior Cigano e qual será o Cain Velasquez que estarão no octógono? No primeiro embate entre eles, o americano não estava 100%. O brasileiro também não estava, mas Cain foi claramente prejudicado pela falta de ritmo de luta, pelo fato de ter ficado parado por um ano. Sendo assim, o campeão caiu, mas se levantou um ano depois, quando devolveu a vitória sobre Cigano, massacrando o então campeão. Desta vez, Cigano estava com problemas pessoais. Tinha acabado de se separar da esposa e ainda por cima sofreu com o "overtraining" onde o treinou muito e descansou pouco, e sendo assim, seu corpo ficou muito desgastado. Eu espero que hoje não tenha desculpas. Quero ver uma luta entre os dois com ambos 100% fisicamente.


Quanto as previsões, é complicado cravar algo. Cigano com toda a certeza tentará manter a luta em pé, onde é superior a Velasquez. Uma coisa que o brasileiro terá que mudar em relação a luta anterior, é o seu jogo de pernas. Ele foi claramente dominado pelo americano na revanche, tanto no chão, quanto em pé.


Isso aconteceu por ele ter se movimentado muito pouco. Ficou muito estático. Se corrigir isso, e ainda estiver com a sua velocidade em dia, a qualquer hora poderá nocautear Velasquez. Mão pesada ele tem. Outra coisa muito importante para Cigano é ele estar em dia com o seu Muay Thai. Ele precisa chutar mais, para tentar desestabilizar a base do adversário. Só com boxe, não ganha.


Já para Cain o trajeto para a vitória é diferente. Se quiser manter o cinturão o americano precisará investir na sua luta de solo, onde é bem superior ao brasileiro. O seu boxe também é afiado, mas é arriscado querer trocar demais com Cigano. Na certa, Cain tentará minar o gás do adversário nos primeiros rounds para depois tentar quedar. Para mim, Velasquez é favorito e acredito na vitória dele, ou por finalização ou por decisão arbitral. As chances de um nocaute por parte dele são pequenas, mas mesmo assim reais, afinal, possui mãos pesadas como o adversário, mas perde em termos de velocidade. É rápido, mas Cigano é bem mais. Mesmo apostando em Cain, estarei com toda certeza na torcida pelo brasileiro. #NocauteiaCigano


O Co-main event da noite será uma grande luta também. Seguindo ainda na divisão dos pesados, Daniel Cormier e Roy Nelson resolverão sua divergências no octógono. Essa pode ser a última luta de Cormier na categoria. Caso seu parceiro de treino Cain Velasquez vença Cigano, ele descerá de categoria, para os meio-pesados. Caso o brasileiro vença, ele poderá ser um dos próximos desafiantes ao título, apenas atrás de Fabrício Werdum, que já está confirmado como próximo desafiante.


Voltando a luta de Nelson e Cormier, o ex-campeão do Strikeforce é o grande favorito. É melhor em pé e no chão e tem tudo para vencer, mas não será fácil, todos nós sabemos que o gordinho Roy tem um gancho devastador que pode derrubar qualquer um a qualquer hora, além de ser extremamente resistente e aguentar pancada como ninguém. Minha aposta é em Cormier, por decisão arbitral.


Outro brasileiro no card é Gabriel Napão, que enfrentará Shawn Jordan. A luta é dura demais, e sem grande favoritismos, mas aposto em Napão por finalização.


Card do UFC 166:


CARD PRINCIPAL

Cain Velásquez x Junior Cigano - Título peso-pesado

Daniel Cormier x Roy Nelson - Pesados

Gilbert Melendez x Diego Sanchez - Leves

Gabriel Napão x Shawn Jordan - Pesados

John Dodson x Darrell Montague - Moscas


CARD PRELIMINAR

Tim Boetsch x CB Dollaway - Médios

Nate Marquardt x Hector Lombard - Médios

Sarah Kaufman x Jessica Eye - Galo feminino

George Sotiropoulos x KJ Noons - Leves

T.J. Waldburger x Adlan Amagov - Meio-Médio

Tony Ferguson x Mike Rio - Leves

Jeremy Larsen x Andre Fili - Leves

Dustin Pague x Kyoji Horiguchi - Galos




_____________________________________


* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.





por Fernando Borchio | fernando.borchio@hotmail.com






Source:


http://www.redacaoesporte.com.br/2013/10/clinch-trilogia-dos-sonhos.html






The News from http://always-jessica.blogspot.com